DIA NACIONAL DE COMBATE AO GLAUCOMA

 

 

 

 

 

Dia Nacional de Combate ao Glaucoma é celebrado anualmente em 26 de maio.

Conscientizar a população em geral sobre a importância do diagnóstico precoce desta doença, que é considerada “silenciosa”, é um dos principais objetivos desta data.

O glaucoma é uma doença que provoca a perda progressiva da visão, levando a total cegueira, quando não tratada precocemente.

Por isso, o aconselhável é que as pessoas com mais de 40 anos façam exames oftalmológicos periódicos, com a finalidade de detectar sinais prematuros desta doença.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde – OMS, estima-se que o glaucoma afete entre 1% e 2% da população com mais de 40 anos em todo o mundo, o que representaria cerca de 3 milhões de pessoas.

Porém, a estimativa é que 65 milhões de pessoas tenham glaucoma, sendo esta doença a maior causadora da cegueira irreversível no mundo.

No Brasil, esta data foi oficialmente instituída a partir do decreto de lei nº 10.456, de 13 de maio de 2002, que decretou a celebração anual do dia 26 de maio como Dia Nacional de Combate ao Glaucoma.

A Sociedade Brasileira de Glaucoma organiza anualmente a Semana Nacional de Combate ao Glaucoma, com a promoção de várias atividades e discussões mediáticas sobre o tema.

NO DIA 26 DE MAIO, COMEMORA-SE, TAMBÉM: Dia do Revendedor Lotérico.