DIA DA MARINHA BRASILEIRA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia da Marinha Brasileira é comemorado anualmente em 11 de junho.

Esta é uma data de extrema importância para a nação, pois homenageia a Marinha do Brasil, uma das Forças Armadas responsáveis por proteger as fronteiras marítimas do país, com mais de 8,5 mil quilômetros de extensão.

A principal missão da Marinha é proteger a pátria. Em períodos de paz, a Marinha atua como guarda costeira, protegendo o literal brasileiro de possíveis invasões.

Atualmente, o Brasil possui 16 portos principais e 4 grandes terminais, por onde circulam aproximadamente 26 mil navios por ano. Segundo dados de 2009, a Marinha tem 59, 6 mil militares em suas fileiras.

Os membros da Marinha ainda celebram o Dia do Marinheiro, comemorado anualmente em 13 de dezembro.

AMAZÔNIA AZUL

Para conscientizar sobre a importância das águas brasileiras, a Marinha cunhou o termo "Amazônia Azul". Afinal, o tamanho das águas territoriais brasileiras é quase igual ao da Floresta Amazônica e da maior relevância para o futuro do país.

ORIGEM DA MARINHA

Esta data é uma homenagem a primeira batalha naval representativa do Brasil: a Batalha Naval do Riachuelo, que ocorreu em 11 de junho de 1865.

De acordo com a história, a esquadra da Marinha Brasileira, comandada pelo Almirante Barroso (1804-1882), combateu durante 8 horas contra os paraguaios, que tiveram as suas esquadras parcialmente destruídas. Após esta batalha, os paraguaios perderam a iniciativa e somente combatiam para defender-se.

Por sua atuação, o Almirante Barroso recebeu o título de Barão do Amazonas.

NO DIA 11 DE JUNHO DE 2018, COMEMORA-SE, TAMBÉM: DIA DO EDUCADOR SANITÁRIO.